quinta-feira, 29 de novembro de 2012

- 22... ARCANO VIII, AJUSTAMENTO


VIII

"Equilibra em relação a cada pensamento seu exato oposto.
Pois o Casamento destes é o Aniquilamento da Ilusão"

Aleister Crowley

Atribuição: Libra (o signo)
Letra: Lamed (significado: Aguilhão)
Corresponde ao nosso "L"
Valor: 30           

    Falando Amantis,

    Estamos a 22 dias da Festa do Universo, o dia Zero marcado pelo "guru" Terence McKenna, sobre quem falaremos muito em breve.
    O 22° caminho da Árvore da Vida é ocupado pelo Arcano VIII - Ajustamento (tradicionalmente chamado de "Justiça"). É atribuído ao Signo de Libra, regido pelo elemento Ar (pensamento). O Ajustamento é mais uma questão de pensamento (Ar) do que de emoção (Água). Em suma, a emoção pode interferir no correto julgamento. (Sobre os riscos da Água veja postagem de ontem, neste mesmo Blog: Arcano XII - O Homem Dependurado)

     Aqui está a posição do 22º caminho. Ele interliga Marte e O Sol.
Isto é, ele une Rigor e Harmonia. A interpretação é clara: é preciso uma boa dose de Rigor para gerar Harmonia. Mas, na verdade, este "Rigor" deveria ser interpretado como perfeita precisão, nada além disso. Vejamos o que diz Crowley:
    "Esta carta no baralho antigo era chamada de Justiça. Esta palavra detém somente um sentido puramente humano e, consequentemente, relativo, de modo a não ser considerada um dos fatos da Natureza. A Natureza não é justa de acordo com qualquer ideia teológica ou ética, mas sim exata." 
Do Livro de Thoth, disponível para download no link a seguir: http://www.cursosdemagia.com.br/downloads.htm 


    "A figura é a de uma mulher jovem e esbelta equilibrada com exatidão sobre as pontoas dos dedões. Ela está coroada com as plumas de avestruz de Maat, a deusa egípcia da Justiça e sobre sua fronte está a serpente Uraeus, O Senhor da Vida e da Morte."
"Ela está mascarada e sua expressão demonstra sua secreta e íntima satisfação pelo domínio sobre todo elemento de desequilíbrio no Universo. Esta condição é simbolizada pela Espada Mágica que ela segura nas duas mãos e os pratos de balança ou esferas nos quais ela pesa o Universo, Alfa, o Primeiro equilibrado exatamente com Ômega, o Último. Estes são os Judex e Testes do Juízo Final; os Testes, em particular, simbolizam o andamento secreto do julgamento por meio do qual toda experiência é absorvida, transmutada e finalmente passada à frente, em virtude da operação da espada, à outra manifestação. (...) Esta deusa-mulher é Arlequim. Ela é a parceira e o cumprimento de O Louco. Ele é ilusão última que é manifestação; ela é a dança, de muitas cores, de muitas manhas, da própria vida. Em rodopio constante, todas as possibilidades são desfrutadas sob o espetáculo-fantasma do Espaço e do Tempo: todas as coisas são reais, a alma é a superfície precisamente porque elas são instantaneamente compensadas por este Ajustamento. Todas as coisas são harmonia e beleza; todas as coisas são Verdade porque se compensam."
Crowley - O Livro de Thoth

     E, finalmente, uma abordagem mais prática; se esta carta saísse numa tiragem de Tarot a interpretação seria:  
      "Justiça, ou melhor  justesse, o ato do Ajustamento, suspensão de toda ação aguardando decisão; em assuntos materiais pode se  referir a ações judiciais ou  processos.
  "Socialmente, casamento ou  contratos de casamento; politicamente, tratados."

                      (Crowley, O Livro de Thoth)  



II

          Ontem tivemos uma tempestade aqui na cidade de onde faço estes reports (Juiz de Fora, Minas Gerais). Seria justo por parte do leitor considerar que nesta época do ano as chuvas são muito frequentes. Minha resposta a esta objeção virá como a ilustração de hoje para o caminho/arcano que estamos, vamos dizer assim, abordando.
     Quando acontece algum evento marcante, diferente, ou mesmo algo esquisito (como é o caso a seguir) ele se torna notícia, e depois, é comentado. Pode ser um evento municipal, estadual, nacional ou mundial: nós necessitamos deste feed-back. É preciso tomar conhecimento do fato, e depois é preciso analisá-lo de modo que os desajustes na sociedade sejam corrigidos.
        No caso do evento de ontem houve realmente um comentário. Nele, nós vemos uma possibilidade de "ajuste". 
         Com vocês as notícias cataclísmicas de minha cidade.
TRIBUNA DE MINAS, Edição de hoje, 29 de Novembro de 2012, quarta feira.

      
                                                                                                                                    FOTO: FELIPE COURI
      
O jornal diz que "chuvas devem continuar nos próximos dias".
Mas a Mamãe Natureza pareceu achar que já estava bom de tanta água, vento e gelo e nos presenteou com um ensolarado dia de primavera. Com vocês as fotos de hoje.
               Parque Halfeld, 29 de Novembro de 2012, quarta.

       Trilha, Canon, Pachelbel. (Penso ser a música perfeita para ilustrar a grande orquestração da Natureza, a grande orquestração Universal)

 Parque Halfeld
 Parque Halfeld, 29 de Novembro de 2012


"Todas as coisas são verdade porque se compensam."
A.C.


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu? Não curtiu? Encontrou algum erro? Nós ficaremos gratos por qualquer tipo de feed-back.