Nota: esta postagem está relacionada à do dia "-8":
http://www.festadouniverso.blogspot.com.br/2012/12/8-oito-dias-hod-mercurio.html
Além disso ela é continuação da postagem anterior: "Se Você Quer Salavr a Cidade"
http://www.festadouniverso.blogspot.com.br/2012/12/7-venus-se-voce-quer-salvar-cidade.html
Resumo: aqui eu saio
dos galhos (da Árvore)
e vou direto ao Tronco.
Para Raulzito.
VENHA, MERCÚRIO
por Amantis.
(Paulo Medina)
|
Alester Crowley, ou A.C. |
Aleister Crowley, alguém cuja opinião eu respeito, acreditava que se homem não acessasse a via que nos leva aos "deuses" teria seu progresso comprometido.
Naturalmente ele não acreditava nestes "deuses" tal como um pagão o faria, assim como não acreditava no Sagrado Anjo Guardião como faria um medieval. Mesmo um Adepto medieval.
Mas ele sabia, como eu também sei, que o homem tem um manancial de "gênio" dentro de si que pode realmente ser acessado se ele se der ao trabalho para tal.
Crowley acreditava e advogava que havia restabelecido a "rota" de contato com o Anjo (ou a completude do "Processo de Individuação" de Carl Gustav Jung, um autor que Crowley não depreciava), para que pudesse ser traçada de maneira segura por qualquer pessoa (ou Estrela) determinada.
Isto faz muito tempo (A.C. morreu em 1947), e de fato Crowley é o único autor - que eu conheça - a falar de maneira brilhante, inspirada e, ao mesmo tempo, muito precisa e analítica sobre este assunto: a Iluminação, a obtenção do gênio (Godhead - Cabeça de Deus) por meio da Vontade. Vejam o esquema abaixo, aqui está toda a literatura e as práticas referentes a cada um dos primeiros 6 graus da Iniciação tradicional (incluindo o Grau Zero, Probacionista) reformulada por ele e aplicada na A.'.A.'.(Astrum Argentum, Estrela de Prata), Ordem fundada por ele e ainda em funcionamento no mundo:
|
Astrum Argentum: Probacionista - Neófito - Zelador - Prático - Filósofo - Adepto Menor: daí para frente é com você. |
Não é preciso dizer que Mestre Therion fez todas as práticas acima até atingir a maestria delas. Amigo leitor, salve este diagrama, é sem preço. Foi escaneado em 400 pixels por polegada para que você possa lê-lo e vê-lo em detalhe. Aqui estão os Libri (Livros) que A.C. escreveu para cada um dos graus, assim como as práticas místicas (Yoga) e mágickas (Rituais e exercícios) referentes a eles.
Se alguém deseja auto-iniciar-se (um empreendimento algo arriscado, mas ainda assim um direito), este é o melhor mapa já feito.
A via está aberta. E em 2012 o panorama já é bem diferente. Crowley, aliás, tornou-se uma personalidade da noite para o dia nos anos em 60 (vinte anos após sua morte) e desde então sua fama não parou de crescer. Graças aos Beatles, vejam vocês.
|
The Beatles (os Keph-Ra!) Capa do Album Sgt Peppers, 1967, na qual eles colocaram "as pessoas de quem mais gostamos". Crowley adquiriu fama imediata. |
Atualmente é uma explosão: Bandas Thelêmicas - nem só de som pesado - aparecem por toda parte, a imagem da Besta se espalha pelo mundo, mas A MENSAGEM mesma de Mestre Therion ainda não ouvida na balbúrdia. Nem mesmo um documentário decente foi feito (que eu saiba).
Ele é muito mais conhecido por coisas que nunca fez do que por tudo o que fez pela humanidade, que insiste em associá-lo a fantasias ao invés de SIMPLESMENTE LER OS SEUS ESCRITOS.
Ora, ele esperava muito mais do que isto e evidentemente se desapontou.
Ele imaginou, como muitos, que encontrar a Deus (de alguma forma) fosse um anseio da humanidade (como era o dele). Ele lutou, perseverou, prosseguiu, suportou e foi até o fim, até conseguir o intento almejado, a Iluminação, agora com a rota traçada em detalhe, sinalizada, desbravada por ele, e isto ele ofereceu ao Mundo. Orgulhosamente.
Agora, sim. A Obra está completa. Os fantasmas do fanatismo e as sombras medievais foram afastados, todo o assunto foi posto à luz da Razão, agora ela mesma consciente de ser apenas uma peça numa engrenagem maior.
O centro desta engrenagem é o "Sagrado Anjo Guardião" de Abra-Melin, (a nomenclatura adotada por Crowley), ou o Self (de Jung), ou a "Super-Mente" (de Terence Mckenna), ou "O Espírito", no qual até os espíritas acreditam, ou "Hadit", "Chama Interna", "a Estrela", "o Eu Transcendente", ou, finalmente, o "Máximo Desconhecido" (de Eugênio Malta), como se queira chamar. Em essência, sabemos que não há nominação possível; e também que todas servem.
O que nunca ocorreu a este Mestre - assim como não ocorreu a seus antecessores - é que a raça, na verdade, não está muito interessada neste assunto de "encontrar Deus".
Nem mesmo em encontrar o próprio gênio, o próprio brilho e os próprios poderes a humanidade está interessada.
Nem mesmo, eu continuo, pois o Trabalho de A.C. foi imenso, com tudo posto à luz da Razão (a atual Senhora do mundo) e publicado na forma de um ÚNICO VOLUME (Liber ABA, ou simplesmente, "MAGICK", o famoso Livro 4) na linguagem mais acessível que o Mestre conseguiu usar.
|
"Eu Perdurarei até o Fim" |
Nem mesmo assim. A humanidade simplesmente não se interessou. Freud chamou cem ou mil vezes mais atenção.
(este foi o panorama que Crowley viveu um pouco antes de sua morte)
Agora, tudo mudou. Ele se tornou uma espécie de ídolo da garotada que parece ver nele um Mago terribilíssimo, capaz de abrir as Portas do Céu e levantar as chamas do Inferno.
Embora reconheça que isto faça parte do "espetáculo", e que o próprio Crowley - um autopropagandista muito hábil - foi em parte responsável pela Lenda, penso que já está na hora de sua figura pública sair desse nível "Ozzy Osbourne" e ser discutida de maneira mais adulta.
Paremos de falar tanto dele, que ele fez isso ou aquilo, que ele era isso ou aquilo, ou - pior ainda - que as pessoas que estudam e praticam seu Libri ficam assim ou assado, ou são, ou não são isto ou aquilo, e tudo o mais que eu já estou realmente cansado de ouvir.
Ao invés de tagarelar, deixemo-lo falar. Ao menos um pouco.
Vale a pena. Eu estou fazendo isso neste e em outros Blogs e o crescimento tem sido tremendo.
veja:http://www.crowleyilustrado.blogspot.com.br/
A grande barreira para uma correta apreciação deste autor no Brasil tem sido a do idioma. Mas podemos encontrar traduções para o português na internet, inclusive para download. Tenho procurado boas traduções. Aí a tarefa se torna quase impossível. Mas a Magick é, entre outras coisas, a arte da adaptação - temos de saber nos virar, e frequentemente sozinhos. O que posso dizer é que a Internet é muito melhor do que nada (ainda assim há alguns livros de ou sobre A.C. publicados no Brasil. Quem for perseverante encontrará o necessário para começar).
Mas será mesmo a Internet - o Facebook sendo a estação central - a plataforma de lançamento deste Astro nos céus do novo Planeta que está nascendo.
|
FIAT
LUX! |
Nesta Festa nós vamos estar. Esta Festa nós estamos ajudando a fazer.
Está na hora do Ajustamento chegar. Eu estou farto de ver a imagem de Crowley associada (entre outros delírios) a um fantasma que ele mesmo ajudou a matar: a do Diabo Cristão.
Ora, se o Cristianismo está morto (ou moribundo), então também está o Diabo. Entendam isto de uma vez por todas, candidatos a "satanistas".
A Lei é de Luz, Vida, Liberdade e Amor, não tem nada a ver com esta prisão medieval. Tem muito mais a ver com o movimento hippie. E os Beatles. Ou, enfim, O SOL.
Mesmo com o SOL ARDENDO a sua frente a humanidade só consegue ver o capeta. Pois, como foi dito, ela é que está cega.
1
|
Alegria de Mercúrio
Pintura de Johfra |
2- Por isso eu peço:
-Venha, Mercúrio, ilumina esta mente entorpecida, traz-me tua Divina Luz no disfarce adequado para eu possa mostrá-la a à Alma interessada.
3 - Há uma Luz? Ela se pergunta. Onde está ela?
4 - Haverá mesmo uma Luz, eu Te pergunto, para que a Cidade se salve de seu próprio Labirinto?
- Ou está ela condenada?
5 - Fale-me a verdade possível de ser dita agora, por meio de indicações, sinais, imagens, intuições.
6 - Brilha teu Gênio em mim, convença-os por mim, porque eu não sei mesmo o que dizer.
TU, que nos acompanhastes História afora. Tu, que vistes Tudo, que ensinastes a todos os Sábios.
Tu, o Secreto, o muito ansiado; TU ESTÁS TÃO PERTO!
Tu és tão fácil e simples, tal como disse o Macedo.
E tão grandes coisas Tu nos tem dado, o encontro mesmo com Sérgio Macedo, tudo, tudo, DÁDIVA.
Oh, sim, eu estou feliz. Muito feliz.
9 - Mas continuo querendo salvar a cidade. E sei que o Canal para isto não está lá, mas aqui.
Aqui dentro, no interior, no silêncio, na harmonia e na natureza.
10 - Isto é o que a humanidade doente precisa no momento (silêncio, harmonia, natureza).
Depois, depois de um pouco harmonizada pelo contato com a Natureza, aí nós poderemos dar o próximo passo.
11 - De onde eu concluo, amigo leitor, que a cura para a cidade está, como eu desconfiava, fora dela.
Mas posso estar errado nesta noção. Por isto
C O N T I N U A
Amantis.
Nota: este é um link para o You Tube, uma "montagem" assinada por um certo "Marcos Scatolino" - por pouco não é escatológico - e é certamente uma da coisas mais simplórias (e hilariantes) que jamais assisti. Bem, pelo menos você rirá um pouco, e isto está dentro da ideia. O fato é que o Raul merece menção. Além disso Mercúrio é conhecido por seu senso de humor - e o texto final, lembrem-se, se chama Alegria de Mercúrio.