quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

-16... O FUTURO ESTÁ AQUI - por Amantis


para Aleister Crowley


Duas Notas:

 1 - A crônica que segue foi começada ontem, quando ainda tínhamos como referência simbólica o Arcano VI, Os Amantes, cujo entrelaçamento de signos-eventos ilustra o começo deste texto. Quando aparecer o Arcano V, O Hierofante, que usamos como referência hoje (ver a primeira postagem do dia:
http://www.festadouniverso.blogspot.com.br/2012/12/16-arcano-v-o-hierofante.html ), nós nos afastaremos do entrelaçamento dos opostos (tema d'Os Amantes) e passaremos a palavra ao próprio Hierofante, isto é,  a Aleister Crowley.

2 - Esta postagem é a continuação da que está no link a seguir: http://www.festadouniverso.blogspot.com.br/2012/12/17-onde-esta-o-futuro-por-amantis.html


Falando Amantis;

    Obama disse que "O Futuro chegou para o Brasil"


  http://www.diarioonline.com.br/noticia-140225-futuro-chegou-para-o-brasil-diz-obama.html



Muito antes disso a Veja assombrava-se numa constatação:

    Não há limites para o assombro.

http://misturaurbana.com/2010/10/o-futuro-chegou-paik-nam-june-media-bridge/


     Como todo mundo, eu também me assombro com a Ciência sem limites. Mas o que me interessa mesmo é o Homem. E eu penso que ele deve entrar na balança do Futuro. E, no que diz respeito ao Homem nós estamos apenas começando.
Juiz de Fora, "Partida para o Natal"
4 de Dezembro de 2012
FOTO: AMANTIS (PAULO MEDINA)

      Não é de grande ajuda alardear o problema se não se sabe a solução. Ora, mas quem tem a grande resposta sobre o falhanço do "futuro"?
       Eu não tenho, nem acredito que a resposta seja apenas uma. O que trago é um modo de investigar.  

Arcano VI - Os Amantes na versão contemporânea de Crowley/Harris.

    Ele se baseia num processo de interação simbólica com nosso meio imediato, tanto no espaço quanto no tempo (atenção a esta segunda parte da "equação", o tempo, pois estamos falando do Futuro). 

     Tudo isso vem de uma constatação pessoal minha, que já data de 12 anos: basta você começar um diálogo com o "Universo", ou com o "Inconsciente Coletivo", como se queira chamar - desde que transcenda o eu comum - que ele prontamente te responde. 

    Aqui o leitor poderá entender porque uso um diagrama (o diagrama da Árvore da Vida, no qual está contido o inteiro Tarot). Esse diagrama facilita muito a comunicação. 

        Existe, de fato, uma maneira mais tradicional de interagir com o inconsciente que é conhecida de todos: fazer uma tiragem de cartas (do Tarot), ou, bem mais fácil, jogar o I Ching. O "Universo" também responde assim.

     Da maneira como eu a utilizo, a Árvore da Vida nada mais é que um gabarito simbólico; repetindo, um gabarito (ou código) simbólico que permite uma interação detalhada, rica e precisa, como não há em qualquer outro sistema criado pelo homem.





     É triste que, em pleno 2012 ainda tenha que se alardear sobre esta que é  a "maior joia do pensamento humano" (Crowley).

    Mais triste ainda que todo o alarde não gere qualquer reação. Talvez o assunto pareça complicado demais, eu não sei. O que estamos tentando aqui, e que consideramos nosso dever e compromisso, é facilitar o acesso à maior joia do pensamento humano. Realmente nos ASSOMBRA que as pessoas não percebam a riqueza contida aqui. Talvez, se fôssemos parte por parte, se apresentássemos a coisa num formato mais atraente, se nos aproveitássemos dos recursos atuais para mostrar bem o que ela pode (a Árvore da Vida). Aí, quem sabe?
   
     É o que começamos a fazer neste blog.  Colocamos imagens que facilitem a visualização das cartas na Árvore. Mostramos as atribuições, confrontamos as versões e, principalmente, passamos a palavra ao próprio Crowley para que ele mesmo comente o assunto. 

Arcano V - O Hierofante

    Na próxima postagem teremos Crowley falando da relação entre 
   O Tarot e o Universo.
    Parte por parte até chegar na Árvore da Vida.

    Amantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu? Não curtiu? Encontrou algum erro? Nós ficaremos gratos por qualquer tipo de feed-back.