quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

-8... A OITO DIAS - HOD - MERCÚRIO

O Deus Thoth, ou Mercúrio, na arte de Jofrah


Olá, amigos, 
falando Amantis.

 Em nossa subida,  estávamos ontem
na Estação da Lua,  a nona, chamada (em hebraico) de Yesod (significa "Fundamento")


Hoje chegamos à oitava Estação, "Hod" (significa "Glória" ou "Esplendor") atribuída ao Planeta e Deus Mercúrio, e inclui todas as suas variadas atribuições.


Tudo isto seguindo o sentido ascendente da Árvore da Vida, como estamos mostrando desde o dia 11.







    O Arcano ou Estação referente ao dia influencia nos eventos.

   E hoje vamos falar da Estação de Mercúrio, associada ao deus que conhecemos com o mesmo nome. Este é o nome romano. Na Grécia ele era conhecido como Hermes.
É um dos poucos deuses antigos ainda bem presentes em nossa cultura.

 Mercúrio (ou Hermes, ou Thoth, ou Tahuti) é o deus da linguagem, o criador lendário do Tarot, o mensageiro entre os deuses e os homens (por meio do Tarot e outros recursos) que tinha por símbolo as asas nos pés e que significa tudo o que é feito com rapidez e eficiência. O leitor o conhece bem, porque se tornou, por sua qualidade "mensageira" o símbolo dos Correios. 
     Mas não só isto: por seu dom de trocar, de trazer e levar, Mercúrio tornou-se um dos símbolos do Comércio. Na verdade, Mercúrio está na origem da palavra Co-mercio. 
     Por uma outra habilidade sua, a de lidar com números (lembrar que ele "criou" o Tarot) Mercúrio tornou-se também o símbolo da Contabilidade.
      Mas ele também é conhecido por ser maroto e enganoso, ele é hermafrodita, tem mil e uma formas  e acaba nos pregando peças com suas imagens e truques.


     O curioso metal líquido que em português chamamos de "mercúrio"  foi assim nomeado por suas similaridades com o deus: ele é rápido, assume mil formas e é extremamente malicioso. Tente pegá-lo. Ele escapará.
     Isto não quer dizer que Mercúrio (mais um dos disfarces do Anjo) seja "mau". As peças que ele nos prega frequentemente se revelam ao fim grandes tesouros. Às vezes não!
      Por isso Mercúrio sempre foi conhecido por se divertir à nossas custas. O jeito é rir com ele. Na imagem ao lado temos o deus multiforme em uma de suas muitas variações, esta bem na origem, no Antigo Egito, como Thoth que - embora mais conhecido como um íbis (pássaro do Egito), ou um homem com cabeça de íbis - era também representado na forma de um babuíno. Não apenas porque o macaco sempre nos parece gozador, mas também por seus dons de imitação (na imitação está o princípio da comunicação). O Magista imita a Natureza.  
    Agora, concentremo-nos especificamente na Estação.
O SÍMBOLO DE HOD É O DE MERCÚRIO 

    Em harmonia com o deus a ela relacionado, em Hod (Mercúrio, a Oitava Estação) estaria a mente, o pensamento, as qualidades do intelecto.
    
Will Parfitt: "Hod significa Glória, a glória da mente iluminada ou cheia de luz." (A Nova Cabala Viva. Ed. Pensamento)
     Continuemos com Will e sua "Nova Cabala Viva", uma criativa e detalhada obra de divulgação, tanto da Árvore da Vida quanto de Thelema: 
    "A cor relacionada a Hod é o laranja. A experiência espiritual é chamada "Visão do Esplendor"; "esplendor" é uma palavra que descreve brilho, luz, iluminação.
      "Associados com Hod estão as palavras, os nomes, os versos e os encantamentos da magia tradicional. Em sua essência física (se não em seu efeito desejado), todos os mantras também pertencem a Hod.
       "As drogas relacionadas com Hod são as que tradicionalmente (ou não tradicionalmente!) levam à iluminação - mescalina, psilocybin, cannabis, LSD, e semelhantes"
 Will Parfitt
A Nova Cabala Viva - Ed. Pensamento.

   Estas são mensagens telegráficas a respeito de  uma Estação que, como todas, é um Universo, e que deve ser conhecida, digamos, pessoalmente. 
   Das drogas acima, a mais popular (cannabis) pode produzir, se tomada em certa quantidade, um verdadeiro turbilhão de imagens e ideias. 
    No livro-gabarito de Crowley (Livro 777) esta é a droga relacionada à Oitava Estação.
      Portanto, sob a influência da cannabis (e das outras drogas citadas acima)  somos alçados aos domínios de Thoth, de Hermes, de Mercúrio, o deus dos símbolos e imagens.
      Hod está ali, bem perto de Tiphareth, O Sol,  (tal como o planeta) e recebe sua abrasadora influência.
      Em suma, é, ou pode ser, um lugar (Estação) tremendamente inspirador se a energia psíquica (mente-emoções) for dirigida para esta fim. (Ver "Poema do Haxixe" de Baudelaire). 
    A raça humana, infelizmente, está mais interessada em usar drogas para se divertir.
    Este é o Mundo em que estamos!
      
Amantis, 13 de Dezembro de 2012, Quinta-feira, Lua Nova.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu? Não curtiu? Encontrou algum erro? Nós ficaremos gratos por qualquer tipo de feed-back.