segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

4 - JÚPITER - SERGIO MACEDO - PARTE III

Para ler a PARTE I clique no link: http://festadouniverso.blogspot.com.br/2012/12/7-um-encontro-com-sergio-macedo-parte-i.html

Para ler a PARTE II clique no link:http://festadouniverso.blogspot.com.br/2012/12/5-marte-um-encontro-com-sergio-macedo.html

"Contato Imediato" - desenho de Amantis para Sergio Macedo, 14 - xii - 2012

         Aqui o ciclo se fecha. Esta série de três postagens começou na noite do dia 14, vibrando em Vênus, "A Esverdeada" e termina hoje, dia 17, vibrando em Júpiter, o Grande Azul.
   E nós nos aproximamos pouco a pouco do universo do artista Sérgio Macedo, onde o ancestral e o futurista, o terreno e o cósmico,  o deleite e a luta vieram a se associar (com o tempo) sem qualquer contradição, unidos sob o signo da harmonia.
         Um mundo guerreiro, forte, mas pleno de amor.
  E aqui, imaginamos, o leitor já está preparado para um...
...CONTATO IMEDIATO!

    Nosso mais recente contato com um nativo das cidades (como nós) que travou contato direto com os nativos da floresta se deu na noite de 14 de Dezembro de 2012, na cidade de Juiz de Fora, noite de lançamento de seu novo livro, Povos Indígenas em Quadrinhos
     Tome cuidado se houver um repórter classe Z. por perto numa noite de lançamento. Subitamente ele pode ter seu bom senso abduzido por alguma entidade Venusiana que certamente  o fará puxar de seu gravador.
     Graças à Ela nós colhemos dois takes para você, que dividimos como duas cenas de um filme. 
     
1

A VIDA NATURAL
imagem: Sérgio Macedo - Povos Indígenas em Quadrinhos - Editora Zarabatana, 2012



 trilha sonora: Um Índio, com Caetano Veloso (clique)

    Macedo: - (...) coisas naturais, simples e puras, como...
    Amantis:  - Macedo? Posso gravar o que cê tá falando?
    M.: - Ah... eu tô falando bobagem...
    A.: - Não...(constrangido)
    M - Se quiser, grave... eu estou falando aqui de amigo para amigos... (depois desta breve interrupção, ele continua)
            "Eles... (os índios) têm aquela afinidade com as coisas mais simples e puras da vida; que são coisas naturais e que transmitem ao ser humano algo de bom e positivo. 


Sérgio Macedo - detalhe de Xingu!, a HQ. (Ed. Devir 2007)

     "O voo de um pássaro, o perfume de uma flor, um dia de sol... quem pode pagar ou comprar isso? Ninguém. Mas são coisas maravilhosas, são verdadeiros tesouros da vida. 
    "E quem é que dá valor a isso? Aqui? No meio social urbano? Eles dão valor a quê? A uma televisão, a um DVD, um não sei o quê, mas se esquecem que as coisas mais puras, mais simples, não custam nada. E nos trazem prazer, alegria e felicidade interior, que é o essencial, não é?
      "Então, são coisinhas que, vivendo com os índios eu vi. Que na vida difícil deles, eles tem mais alegria. E o ritmo de vida deles é muito mais afinado com o que é simples, com o que é



      "Com o que é. 
      "Porque, isso aqui (a cidade) é o que parece ser. Eles vivem a vida do que é. Do Ser
     "Voltei pras Ilhas do Taiti e, o povo lá, é tão simples, e amistoso e muito menos complicado do que todo mundo que vive aqui. 
     "Eu estou dizendo isso, mas, olha, é uma visão da minha janelinha. Não estou afirmando isso como verdade nenhuma. É só a visão de uma janelinha que é a que eu estou vivendo. 
    " E o pessoal aqui vive uma vidinha tão careta e tão "parecer"... "eu vou parecer... o que o outro vai pensar se eu não estiver jogando o jogo dele?" 
     "Enquanto que o jogo da vida é o jogo mais simples, é SER. 
     "Os índios não estão nem aí se você tem ou não tem. É o que você vibra, é o que você é. 


      
      "E lá, nas Ilhas do Taiti, embora todo mundo já tenha computador, carro, televisão, DVD e tudo, o povo lá é mil vezes mais afinado com o mar, com a imensidão do horizonte marítimo, com a vida natural... sabe, o pessoal lá é muito alegre, muito alegre e vive sem stress."
      
2

O ANJO ESPACIAL
Sérgio Macedo - Deva Amazônico

trilha: Serra do Luar, Walter Franco

      Sérgio Macedo: - ... isso aí eu digo para quem quiser escutar ou não...
     Amantis: Então, vamos lá...
     M.: - A vida é Amor. 
             "Amor e consciência. 
             "Amor, energia positiva e Consciência.
             " Fora disso, é o quê? É isso o que você vê por aí... Não sei... cada um dá a impressão que quiser, mas eu prefiro me antenar no que é positivo, bom e alegre, e que nos dá a satisfação de estar vivendo... se afinando com a harmonia pura, que é a vibração básica da felicidade. 
Sergio Macedo - Infinite
      "É aquela história... tudo é harmonia, tudo é vibração. O nosso instrumento pode ser afinado. E, quantos minutos por dia você pega para afinar o instrumento biológico que somos? Não é? Alguém faz esforço pra isso? 
     "E nem é um esforço, é uma "transação"... é igual... você pega um violão, começa a tocar... qual é a primeira coisa que você faz? É  afinar. 
     "As pessoas não são educadas desde a infância a afinar o instrumento. Os pais não afinaram, e os avós também, e os tataravós também não... então, é todo um reprocesso...  de RE-formatação da entidade que a gente é. 
     "É um longo trabalho, cara... É uma brincadeira, não é trabalho... é uma aventura, é uma viagem; uma viagem pura, bela e natural." 

       Imaginamos que o leitor, como nós, ficou curioso para ouvir mais.
       Mas, por enquanto, é o que conseguimos, e com total exclusividade, para você. Sabemos, entretanto, que esta história continua.

         Bona Ventura.

         Amantis (Paulo Medina)














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu? Não curtiu? Encontrou algum erro? Nós ficaremos gratos por qualquer tipo de feed-back.