sábado, 1 de dezembro de 2012

-20 - II - A FONTE

1º de Dezembro de 2012, Sábado, Primavera, 21:43, hor. de verão. Juiz de Fora, Brasil.

           ZENITH NEWS ANUNCIA:
ENCONTRO DE EREMITAS!

        Isto mesmo, amigos! Essas COISAS acontecem! Os Eremitas não passam o tempo todo em seu retiro. As vezes eles se encontram. 

    Às vezes, um Eremita vai no abrigo do outro e eles compartilham seus achados, colhidos na solidão de suas cabanas. 

    A coisa mais difícil é um eremita concordar com o outro, mas isto não quer dizer que discutam. Não sempre.
    
    Bem, para você entender toda essa história de Eremitas e seus encontros nós trouxemos alguns flagrantes para você, colhidos na tarde de hoje em J.F.City.


A FONTE
25º ENCONTRO

1º de Dezembro de 2012, Sábado.

sendo
FESTA DO UNIVERSO
- 20 dias

Por Amantis, Eremita 2:

     "A Fonte" é o nome que dei a um projeto-compromisso que mantenho com Aivs Locvtivs (Elcio Zaghetto) desde  2 de Junho deste ano. Todo sábado à tarde, faça chuva ou faça sol a gente se encontra no quintal-patamar de minha casa com o intuito de fazermos arte (em qualquer sentido que se queira interpretar esta palavra). 
     Antes de irmos para o quintal, entretanto, deliciamo-nos diante da TV com os programas da TV Sesc sobre Artes Plásticas, todo Sábado à tarde. Hoje tivemos um especial sobre os Coletivos de Arte, incluindo o incendiário BiJari; e depois, um outro tipo de trabalho, um trabalho de Eremita, o da jovem pintora Mariana Palma. Eu gostaria de colocar uma foto dela aqui, uma mulher que realmente chama a atenção, mas no google só encontrei imagens de suas deslumbrantes pinturas. Aqui a gente pode ver o que é um trabalho de paciência.


MARIANA PALMA
       Decantação
      Óleo, 2003

Sem Título
Óleo, 2005

2011
Óleo

Individual “Deságue”, de Mariana Palma (São Paulo, 1979), na Galeria Triângulo.
“Mariana Palma cria uma pintura singular e poderosa. Daquelas raras que a gente bate o olho, tenta seguir adiante e não consegue. O olho é capturado para esse vórtice de cores e planos caleidoscópicos. Nunca mais vai ficar saciado de examinar as detalhadíssimas superfícies coloridas, que assumem com coragem e despudor a heresia contemporânea de realizar algo belo.
A beleza é uma ferramenta para a percepção. A artista acredita e gosta de ser gentil com o olhar dos outros, de conquistá-lo para olhar mais e melhor. Uma eficaz articulação de fragmentos estrutura sua linguagem pictórica, que age pelo contraste ou pela harmonia, seja com cores ou planos, texturas ou perspectivas. Assim, faz o olhar ir e vir da epiderme ao último plano de tinta. Tudo tem presença própria e, em igual medida, soma-se a um conjunto”. (Angélica de Moraes)
Casa Triângulo
Rua Pais de Araujo 77,
São Paulo
http://www.casatriangulo.com/


Da Série 
Deságue
Óleo da Série Deságue, Mariana Palma.

Tremendamente inspirados pela obra e magnetismo pessoal desta Artista nós rumamos para o patamar. É primavera!




II

TARDE DE CRIAÇÃO

Esta é a vista.

Aivs Locvtivs (A.L.), O Eremita Nº 1, na tarde de hoje.



 Amantis, o Eremita Nº 2, com as três primárias na cabeça.


    Este foi o primeiro "ato artístico" do dia.
   Da Série Souvenires, cujo método de concepção ( sempre de estalo, nunca planejado) tem sido batizar um objeto (escrevendo seu nome sobre ele) e com isto, criar um sentido.

    Dedicado à Eugênio Malta.



A.L. continuou o minucioso desenho em que vem trabalhando há seis semanas. 


Amantis - trabalho em andamento

Eu consegui dar um rosto à feição entrevista na obra que comecei na semana passada.



     A boca da figura lembrou-me um disco voador que desenhei numa ilustração em 1986 para um poema de Lúcio Castro Corrêa intitulado "Rosa do Princípio", constante no livro Tal 7, que fiz em parceria com ele.

Amantis - 1986-7 - ilustração para o Livro Tal 7 de Lúcio Castro Corrêa

Já que estamos nesse tema estranho e esquisito que são os "E.T.s" quero mostrar esse click que tirei do trabalho em andamento de A.L.

           Aivs Locvtivs (Elcio Zaghetto) - trabalho em andamento

Amantis - obra em andamento

     E finalmente eu dei continuidade à este trabalho, que começou com um banho de cores sobre o papel e agora entra na fase de detalhamento. Hoje eu o "energizei" com tinta prateada (na foto sai como branco, são os finos traços brancos, como veias ou raios que estão criando volumes na parte inferior do desenho).

    Bem, parece que devo um comentário sobre todo este material, devo, em especial, relacioná-lo ao Eremita, carta-tema de hoje. Tenho esperanças de fazê-lo em uma postagem próxima.

     Amantis.







  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu? Não curtiu? Encontrou algum erro? Nós ficaremos gratos por qualquer tipo de feed-back.